MS: O Delegado de Polícia de Pernambuco, Romano José Carneiro da Cunha Costa, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública,
O Delegado de Polícia de Pernambuco, Romano José Carneiro da Cunha Costa, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, realizou a palestra magna de abertura do II Congresso Nacional dos Delegados de Polícia em MS, que teve início na noite desta quinta-feira (30), em Bonito (MS). O evento segue até esta sexta-feira (31) e é realizado em parceria pela Adepol do Brasil e Adepol-MS.
Romano Costa abordou o tema do “Fortalecimento da Polícia Judiciária e da Investigação Policial como Instrumentos Eficazes para Repressão da Criminalidade no Brasil”. Ele enfatizou a necessidade de uma perspectiva estratégica para enfrentamento do crime organizado. “Precisamos de um planejamento estratégico da segurança pública do País, com ações integradas de inteligência e de dados de base. A ciência de dados, hoje, é essencial para qualquer serviço público”, diz.
O debate foi presidido pela presidente da Adepol-MS, Delegada de Polícia Aline Gonçalves Sinnott Lopes. “Estamos muitos felizes em sediar este grande evento e receber a todos os colegas que vieram de várias partes do País, nos prestigiar. Uma excelente oportunidade para a congregação e a troca de experiências, além de nos aprimorarmos com debates e temas muito relevantes para a nossa categoria”, afirma a presidente.
A desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivana David, também palestrou no primeiro dia do evento. Ela abordou o tema “Relevância da Investigação Policial para Formação da Prova Digital no Processo Penal”. Dra. Ivana David destacou a importância da tecnologia a favor da garantia de provas. “Hoje temos muitos dispositivos eletrônicos que são meios para a garantia de provas, como os smartwatches e assistentes pessoais virtuais, por exemplo. Essas provas tecnológicas são importantes ferramentas para a polícia judiciária na obtenção de provas, asseguradas pelo Código de Processo Penal”, explica.
O presidente da Adepol do Brasil, Rodolfo Queiroz Laterza, que presidiu a mesa, falou da atuação da instituição e destacou a importância do evento. “Nosso objetivo é proporcionar a troca de experiências voltadas à proteção da sociedade, ao enfrentamento da criminalidade organizada, com a intenção de uma consolidação nos padrões de atuação, de forma a amparar as autoridades policiais no exercício das suas funções”, explica.
Congresso – O evento reúne delegados de polícia de todo o país com o objetivo de proporcionar um aperfeiçoamento técnico-jurídico para a categoria, com debates e discussões com especialistas renomados abordando, além dos aspectos mais importantes da legislação penal e processual penal, temas atuais do direito criminal.
Adepol MS
gray-beaver-420098.hostingersite.com
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social