Chefes das polícias civis se comprometem a ceder servidores para nova estrutura, voltada para corporações
Os chefes das 27 polícias civis do país se reuniram na semana passada com o futuro ministro da Justiça Flávio Dino (PSB-MA) e sugeriram a criação de uma Secretaria Nacional de Polícia Judiciária, voltada ao apoio das corporações responsáveis pela investigação de crimes.
Os delegados-gerais se comprometeram a ceder servidores para compor a nova estrutura. O objetivo é ter uma pasta dedicada aos projetos das polícias civis.
Ela poderia ser vinculada ou não à atual Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), mas separada da estrutura nacional de apoio à Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento ostensivo.
“Nossas necessidades não têm relação com as forças ostensivas. Precisamos de um espaço específico para integrar toda a polícia judiciária do país”, disse Mário Dermeval, presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.
Dermeval, chefe da Polícia Civil de Mato Grosso, afirma que a futura secretaria pode funcionar como uma central de informações de inteligência e dados das corporações estaduais. Eles também pediram apoio ao projeto de Lei Orgânica das Polícias Civis, em discussão na Câmara dos Deputados.Atlas, 2021, p. 107.
Folha
gray-beaver-420098.hostingersite.com
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social