PI: Ronaldo Prado fala sobre ação positiva da PF
Entre 60% e 70% dos inquéritos da Polícia Federal no Piauí diz respeito a crimes eleitorais e em todo Brasil o número de operações de combate à corrupção tem aumentado muito. Para o delegado federal Ronaldo Prado, diretor regional da Associação Nacional dos Delegados Federais (ADPF), esses inquéritos acontecem mais por engajamento dos próprios policiais do que pela estrutura que possuem.
Por isso, a entidade está lançando uma carta de propostas que visa principalmente combater a corrupção com a autonomia da Polícia Federal. “A PF não tem delegacias especializadas de combate à corrupção e o diretor geral, que é o cargo máximo, é indicado pela presidência da república e investigamos o alto escalão. Não estou dizendo que acontece interferências políticas, mas estamos passível, por isso queremos a autonomia administrativa, financeira e orçamentária”, destacou o delegado.
Ele disse que enquanto o número de operações aumentam, o orçamento da PF diminui. “De 2012 para 2013 foi diminuído em R$ 1,2 bilhão de reais”, afirmou.
Ele disse que ao serem atendidas as propostas da Associação, irá diminuir a impunidade e blindar a PF em suas investigações. “Queremos melhorar a eficácia da investigação para diminuir a impunidade e combate a corrupção, para isso precisamos de novos servidores, delegacias especializadas e estabilidade administrativa e financeira para realizar um combate efetivo e eficaz”, enfatizou.
Cidade Verde
gray-beaver-420098.hostingersite.com
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados